sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DESAFIO DA EDUCAÇÃO ATUAL:MELHORIAS NA EDUCAÇAO DO CAMPO


MEC PROPÕE MELHORIA EM ESCOLAS DO CAMPO

A melhoria da qualidade das Escolas do campo é um dos maiores desafios da Educação atual. A afirmação do ministro da Educação, Fernando Haddad, ontem, baseia-se na falta de professores qualificados e na infraestrutura precária das instituições rurais de Ensino.

Fonte: CORREIO DO POVO (RS)


A melhoria da qualidade das Escolas do campo é um dos maiores desafios da Educação atual. A afirmação do ministro da Educação, Fernando Haddad, ontem, baseia-se na falta de professores qualificados e na infraestrutura precária das instituições rurais de Ensino. Problemas que não estiveram na agenda da Educação por muitos anos , segundo Haddad. Agora, temos de fazer o possível para resolvê-los, numa parceria entre os governos federal, estaduais e municipais , complementou o ministro. Hoje, há cerca de 6 milhões de alunos matriculados em Escolas rurais, o que equivale a 10% do total de estudantes brasileiros.
Entre os programas do MEC voltados para a população do campo estão o Caminho da Escola , de transporte Escolar; ProInfo rural , de laboratórios de informática; e a Escola Ativa , de melhoria do Ensino em classes multisseriadas.
Para a formação de professores, foi criado o Procampo , que oferece cursos de licenciatura a profissionais não graduados que dão aulas nas Escolas rurais. O programa é desenvolvido em parceria com universidades públicas federais e estaduais. Hoje, 38 mil professores sem formação superior atuam nessas Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário