terça-feira, 30 de agosto de 2011

MONITORAMENTO A ESCOLA PLANALTO- ASSENTAMENTO/MOACIR LUCENA

                                             Eu  e os Representantes do Colegiado Estudantil
                                                    Grupo de  Estudo(5 ano)
                                                   Grupo de  Estudo(1 ano)
                                                          Grupo de  Estudo(3 ano)
                                         Colegiado Estudantil-Mágda, Emanuel e Márcia

domingo, 28 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO URGENTE PARA UM BRASIL MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO


"EDUCAÇÃO É URGENTE PARA QUE O BRASIL SEJA MAIS JUSTO E MENOS DESIGUAL"

A mensagem faz parte do material para radialistas do "No Ar: Todos Pela Educação"

 
  
Reprodução


Da Redação do Todos Pela Educação
"Se a gente quer um País mais justo e menos desigual, oferecer Educação de qualidade é mais do que urgente". Essa é a mensagem que o kit para radialistas do projeto "No Ar: Todos Pela Educação" pretende transmitir. Isso porque, "quando o assunto é Educação, todo mundo pode e deve colaborar".
 
O projeto distribui spots, vinhetas, jingles e depoimentos a radialistas de todo o Brasil. Nesta edição, o foco é o Congresso Internacional "Educação: uma Agenda Urgente", evento que vai reunir profissionais, intelectuais, educadores, organizações do Brasil e do exterior para pôr em foco as práticas que podem ajudar avançar rumo aos bons resultados de aprendizagem, acesso e conclusão na Educação Básica.
O que é o "No Ar: Todos Pela Educação"
Mensalmente, radialistas de todo o País recebem um kit com informações, depoimentos de artistas e atletas, músicas e spots com dicas sobre como a população pode fazer a sua parte pela melhoria da Educação. O objetivo é que a Educação entre em pauta nas rádios e que a sociedade se mobilize por um ensino melhor.
O projeto é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e conta com o apoio do Grupo ABC e da produtora Amics Áudio. "No Ar: Todos Pela Educação" também conta com o suporte da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), das Associações Estaduais de Rádio e Televisão e do Grupo de Profi

VÍDEO A MAIOR FLOR DO MUNDO- JOSÉ SARAMAGO


JOGOS E REVISTAS AJUDAM NO APRENDIZADO


Revistas de passatempos – jogos inteligentes ajudam no aprendizado!


Como todo mundo já sabe, o ensino lúdico, no qual a criança aprende por meio de brincadeiras direcionadas, transformou-se na grande estratégia de inúmeros educadores brasileiros dentro das salas de aula. E em casa o estímulo pode ser o mesmo. Uma boa dica para pais e mães incentivarem o raciocínio e aprendizado dos filhos é oferecer-lhes revistas de passatempos e jogos inteligentes que podem ser facilmente encontradas a preços bastante acessíveis em bancas de jornais!

Atualmente, existem revistas deste tipo feitas para crianças com faixa etária que varia desde a pré-escola até os cursos pré-vestibular, como diz o editor-chefe da Ediouro/Coquetel, Daniel Stycer.

“Para crianças com idades de três a cinco anos, a Coquetel publica quinzenalmente a revista Brincando e Aprendendo, com passatempos que visam despertar a curiosidade, ajudam a desenvolver o raciocínio e a percepção visual. Nossa revista mais tradicional para crianças é a Picolé, lançada quinzenalmente e que existe há mais de 40 anos. Ela é voltada para crianças de seis a nove anos e seus passatempos (entre eles palavras cruzadas, caça-palavras, jogo dos erros e labirintos) também visam estimular a criatividade, a percepção e o vocabulário. Além destas, publicamos trimestralmente a Picolé Crosswords, toda feita com passatempos em inglês”. 

Segundo Stycer, não há necessidade de os pais ajudarem os filhos a preencherem os passatempos. “Não quero dizer que os pais não possam fazer isso. A leitura é um hábito que se adquire principalmente em casa, com pais estimulando os filhos. Da mesma forma, os pais podem ajudar com dicas, mas não devem responder os passatempos pelas crianças. Seria o mesmo que fazer o dever de casa no lugar deles”. 

Fonte: Revista Mães e Filhos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DESAFIO DA EDUCAÇÃO ATUAL:MELHORIAS NA EDUCAÇAO DO CAMPO


MEC PROPÕE MELHORIA EM ESCOLAS DO CAMPO

A melhoria da qualidade das Escolas do campo é um dos maiores desafios da Educação atual. A afirmação do ministro da Educação, Fernando Haddad, ontem, baseia-se na falta de professores qualificados e na infraestrutura precária das instituições rurais de Ensino.

Fonte: CORREIO DO POVO (RS)


A melhoria da qualidade das Escolas do campo é um dos maiores desafios da Educação atual. A afirmação do ministro da Educação, Fernando Haddad, ontem, baseia-se na falta de professores qualificados e na infraestrutura precária das instituições rurais de Ensino. Problemas que não estiveram na agenda da Educação por muitos anos , segundo Haddad. Agora, temos de fazer o possível para resolvê-los, numa parceria entre os governos federal, estaduais e municipais , complementou o ministro. Hoje, há cerca de 6 milhões de alunos matriculados em Escolas rurais, o que equivale a 10% do total de estudantes brasileiros.
Entre os programas do MEC voltados para a população do campo estão o Caminho da Escola , de transporte Escolar; ProInfo rural , de laboratórios de informática; e a Escola Ativa , de melhoria do Ensino em classes multisseriadas.
Para a formação de professores, foi criado o Procampo , que oferece cursos de licenciatura a profissionais não graduados que dão aulas nas Escolas rurais. O programa é desenvolvido em parceria com universidades públicas federais e estaduais. Hoje, 38 mil professores sem formação superior atuam nessas Escolas.