domingo, 24 de julho de 2011

EDUCACÃO DO CAMPO-CONTEXTO HISTÓRICO

EDUCAÇÃO NO CAMPO:Contexto Histórico-Político




A educação no campo tem, ao longo dos anos,se mobilizado em prol de uma educação de qualidade, condizente com as características do meio rural. No entanto, foi somente a partir da Primeira Conferência Nacional por uma Educação Básica do campo, realizada em Luziânia-GO, em 1998 que esse movimento se intensificou, com a defesa do direito dos povos do campo às políticas públicas de Educação, respeitando as especificidades dessa população, em contraposição às políticas de Educação compensatórias.


De acordo com essa nova perspectiva, a educação no campo a passou a incorporar ideais como a ampliação do acesso,permanência e sucesso na aprendizagem escolar.Essa luta foi intensificada com o Documento Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo-Resolução CNE/CEB I/2002, publicada no Diário Oficial da União, em 9 de abril de 2002.Seção I,p.32.


Entre 2004 e 2005, foram realizados 25 seminários Estaduais de Educação no Campo com o objetivo de divulgar as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica no Campo.

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