II Seminário Educação do Campo e Contemporaneidade |
Posted by Administrator (admin) on Jul 04 2011 |
II Seminário Educação do Campo e Contemporaneidade
Será realizado entre os dias 22, 23 e 24 de setembro o II Seminário Educação do Campo, com o tema Educação do Campo e Contemporaneidade: mudança, afirmação e desafios. O II Seminário é uma iniciativa do grupo de Pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade, vinculado ao PPGEduc - Programa de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB (Universidade do Estado da bahia) e acontecerá no Campus I da UNEB, em Salvador. O Seminário, além de envolver palestras e mesas redondas, irá abrir inscrições para trabalho. As inscrições para apresentação de trabalho serão iniciadas no dia 02 de maio e serão encerradas dia 30 de julho.
Objetivo Geral: Promover o encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar as pesquisas e experiências, bem como, aprofundar o debate sobre educação do campo e contemporaneidade a partir das temáticas: Campo como um Espaço de Vida; Educação do Campo e desenvolvimento; Educação do Campo, Memória e Diversidade dos povos do campo e Educação e Movimentos Sociais do Campo.
Objetivos específicos:
• Reunir pesquisadores e educadores da Educação do Campo para apresentarem e debaterem os estudos e experiências desenvolvidas no âmbito local, regional e nacional;
• Articular com os participantes a constituição de uma rede regional de pesquisadores e educadores do campo;
• Estabelecer formas e meios, de modo permanente, de socialização e divulgação das pesquisas e experiências em educação do campo.
Data: 22, 23 e 24 de setembro de 2011.
Horário: das 08 às 18:00.
Local: Auditório Jurandir Oilveira – DEDC - UNEB- Campus I. Estrada das Barreiras, s/n, Narandiba. Salvador –BA.
Público: Estima - se a presença de 250 participantes, entre eles: Pesquisadores, Estudantes de graduação e pós-graduação e Educadores do campo dos seguintes segmentos:
- Movimento Social e Sindical.
- Fórum de Educação de Jovens e Adultos- Bahia.
- Fórum de Educação do Campo. - Programas Especiais de Educação do Campo.
- Coordenação Estadual de Educação do Campo.
- Universidades.
Data de inscrições de trabalho (comunicação e pôster): de 02 de maio a 30 de Julho.
VALOR DAS INSCRIÇÕES:
Estudantes de graduação - R$ 15,00
Estudantes de pós-graduação - R$ 20,00
Professores/ Pesquisadores - R$ 30,00
Militantes de Movimento Social e Sindical - Isento
Inscrições através de DEPÓSITO IDENTIFICADO no Banco do Brasil, Agência 3454-1
CC. 27.797-5.
Enviar a ficha de inscrição, juntamente com o comprovante de depósito identificado e o artigo para o email:seminarioeducacaodocampouneb2011@yahoo.com.br
Grupos de Trabalho:
Orientações para inscrição em Grupo de Trabalho:
• Cada pesquisador poderá inscrever apenas um trabalho como autor e quantos desejar como co-autor.
• Devem ser submetidos artigos completos, no seguinte formato:
• Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas 1,5.
• Título do trabalho em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado;
• Nome dos autores, instituição e e-mail abaixo do titulo alinhado e centralizado;
• Resumo de no máximo 500 palavras, apresentando três palavras- chave, ao final;
• Maximo de 15 páginas incluindo referências, tabelas e gráficos.
Orientações para inscrição em Pôster:
Para apresentação de Pôster os participantes deverão enviar um resumo de no máximo 500 palavras, contendo: título, nome completo, instituição, orientador, contatos, objeto, objetivos, metodologia e resultados alcançados, apresentando entre 3 e 5 palavras-chave, no formato Word, fonte times New Romam, 12, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples.
Critérios de seleção:
• Originalidade e relevância do trabalho para ampliação das reflexões teóricas sobre educação do campo e contemporaneidade;
• Profundidade conceitual na colocação dos problemas;
• Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e na argumentação;
• Interlocução com a produção da área;
• Formatação, respeitando orientações e normas da ABNT.
GRUPOS DE TRABALHO
1. Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo.
Ementa: refletir sobre os processos educativos advindos dos Movimentos Sociais do Campo Brasileiro e Baiano, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram sua reprodução social e suas diversas formas de resistência e de afirmação; políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos sociais na consolidação destas políticas.
2. Educação Básica e Superior do Campo.
Ementa: debater sobre as políticas de acesso a educação básica e superior do campo, considerando seus aspectos políticos e sociais que influenciam o acesso a todos os níveis de ensino dos sujeitos do campo. Encaixam-se neste GT trabalhos que discutam os seguintes aspectos: organização do trabalho pedagógico, organização escolar do campo (escolas isoladas, multisseriadas, nucleadas), educação infantil e creches no campo, ensino superior e seus aspectos no desenvolvimento do campo, acesso e permanência ao ensino superior no campo, construção paradigmática de novos conhecimentos acerca da educação superior do campo.
3. Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Ementa: considerar os aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil, enfatizando a educação de jovens e adultos do campo; os movimentos sociais e a educação de jovens e adultos para os sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos de reforma agrária; processos e metodologias para a educação de jovens e adultos do/no campo; políticas de educação de jovens e adultos na Educação do Campo.
4. Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores.
Ementa: discutir a abordagem dos diferentes níveis (séries) e modalidades de ensino/aprendizagem a partir das seguintes temáticas: práticas pedagógicas, gestão, avaliação, currículo e relação professor-aluno. Formação, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo. Articulação teoria e prática na formação docente. Tempos e espaços de formação; formação para a educação não-escolar; inserção sócio-profissional do egresso; demandas de formação; impactos dos processos formativos no âmbito do estudante, da família, da escola e da comunidade.
5. Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento. Ementa: refletir sobre educação do campo, considerando os desafios, limites e possibilidade da agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que serviu para expulsar as populações do campo; e aprofundar o debate sobre as questões ambientais, destacando os princípios e fundamentos da Agroecologia como possibilidade para as povos que vivem no/do campo.
6. Educação do Campo, Geração e Gênero.
Ementa: debater a Educação do Campo, seus problemas e potencialidades no atendimento a educação voltada para crianças e jovens, buscando facilitar o intercâmbio das experiências e a articulação entre os diferentes pesquisadores e grupos de pesquisa, a partir da discussão sobre subjetividades e identidades coletivas, oportunidades e condições de vida, consumo, lazer e sociabilidades, políticas de controle social formal da infância e juventude e as estratégias de controle informal, movimentos sociais, políticas públicas e participação política de crianças e jovens, sexualidades,visões de mundo e perspectivas do futuro.
Objetivo Geral: Promover o encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar as pesquisas e experiências, bem como, aprofundar o debate sobre educação do campo e contemporaneidade a partir das temáticas: Campo como um Espaço de Vida; Educação do Campo e desenvolvimento; Educação do Campo, Memória e Diversidade dos povos do campo e Educação e Movimentos Sociais do Campo.
Objetivos específicos:
• Reunir pesquisadores e educadores da Educação do Campo para apresentarem e debaterem os estudos e experiências desenvolvidas no âmbito local, regional e nacional;
• Articular com os participantes a constituição de uma rede regional de pesquisadores e educadores do campo;
• Estabelecer formas e meios, de modo permanente, de socialização e divulgação das pesquisas e experiências em educação do campo.
Data: 22, 23 e 24 de setembro de 2011.
Horário: das 08 às 18:00.
Local: Auditório Jurandir Oilveira – DEDC - UNEB- Campus I. Estrada das Barreiras, s/n, Narandiba. Salvador –BA.
Público: Estima - se a presença de 250 participantes, entre eles: Pesquisadores, Estudantes de graduação e pós-graduação e Educadores do campo dos seguintes segmentos:
- Movimento Social e Sindical.
- Fórum de Educação de Jovens e Adultos- Bahia.
- Fórum de Educação do Campo. - Programas Especiais de Educação do Campo.
- Coordenação Estadual de Educação do Campo.
- Universidades.
Data de inscrições de trabalho (comunicação e pôster): de 02 de maio a 30 de Julho.
VALOR DAS INSCRIÇÕES:
Estudantes de graduação - R$ 15,00
Estudantes de pós-graduação - R$ 20,00
Professores/ Pesquisadores - R$ 30,00
Militantes de Movimento Social e Sindical - Isento
Inscrições através de DEPÓSITO IDENTIFICADO no Banco do Brasil, Agência 3454-1
CC. 27.797-5.
Enviar a ficha de inscrição, juntamente com o comprovante de depósito identificado e o artigo para o email:seminarioeducacaodocampouneb2011@yahoo.com.br
Grupos de Trabalho:
Orientações para inscrição em Grupo de Trabalho:
• Cada pesquisador poderá inscrever apenas um trabalho como autor e quantos desejar como co-autor.
• Devem ser submetidos artigos completos, no seguinte formato:
• Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas 1,5.
• Título do trabalho em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado;
• Nome dos autores, instituição e e-mail abaixo do titulo alinhado e centralizado;
• Resumo de no máximo 500 palavras, apresentando três palavras- chave, ao final;
• Maximo de 15 páginas incluindo referências, tabelas e gráficos.
Orientações para inscrição em Pôster:
Para apresentação de Pôster os participantes deverão enviar um resumo de no máximo 500 palavras, contendo: título, nome completo, instituição, orientador, contatos, objeto, objetivos, metodologia e resultados alcançados, apresentando entre 3 e 5 palavras-chave, no formato Word, fonte times New Romam, 12, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples.
Critérios de seleção:
• Originalidade e relevância do trabalho para ampliação das reflexões teóricas sobre educação do campo e contemporaneidade;
• Profundidade conceitual na colocação dos problemas;
• Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológico e na argumentação;
• Interlocução com a produção da área;
• Formatação, respeitando orientações e normas da ABNT.
GRUPOS DE TRABALHO
1. Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo.
Ementa: refletir sobre os processos educativos advindos dos Movimentos Sociais do Campo Brasileiro e Baiano, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram sua reprodução social e suas diversas formas de resistência e de afirmação; políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos sociais na consolidação destas políticas.
2. Educação Básica e Superior do Campo.
Ementa: debater sobre as políticas de acesso a educação básica e superior do campo, considerando seus aspectos políticos e sociais que influenciam o acesso a todos os níveis de ensino dos sujeitos do campo. Encaixam-se neste GT trabalhos que discutam os seguintes aspectos: organização do trabalho pedagógico, organização escolar do campo (escolas isoladas, multisseriadas, nucleadas), educação infantil e creches no campo, ensino superior e seus aspectos no desenvolvimento do campo, acesso e permanência ao ensino superior no campo, construção paradigmática de novos conhecimentos acerca da educação superior do campo.
3. Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Ementa: considerar os aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil, enfatizando a educação de jovens e adultos do campo; os movimentos sociais e a educação de jovens e adultos para os sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos de reforma agrária; processos e metodologias para a educação de jovens e adultos do/no campo; políticas de educação de jovens e adultos na Educação do Campo.
4. Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores.
Ementa: discutir a abordagem dos diferentes níveis (séries) e modalidades de ensino/aprendizagem a partir das seguintes temáticas: práticas pedagógicas, gestão, avaliação, currículo e relação professor-aluno. Formação, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo. Articulação teoria e prática na formação docente. Tempos e espaços de formação; formação para a educação não-escolar; inserção sócio-profissional do egresso; demandas de formação; impactos dos processos formativos no âmbito do estudante, da família, da escola e da comunidade.
5. Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento. Ementa: refletir sobre educação do campo, considerando os desafios, limites e possibilidade da agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que serviu para expulsar as populações do campo; e aprofundar o debate sobre as questões ambientais, destacando os princípios e fundamentos da Agroecologia como possibilidade para as povos que vivem no/do campo.
6. Educação do Campo, Geração e Gênero.
Ementa: debater a Educação do Campo, seus problemas e potencialidades no atendimento a educação voltada para crianças e jovens, buscando facilitar o intercâmbio das experiências e a articulação entre os diferentes pesquisadores e grupos de pesquisa, a partir da discussão sobre subjetividades e identidades coletivas, oportunidades e condições de vida, consumo, lazer e sociabilidades, políticas de controle social formal da infância e juventude e as estratégias de controle informal, movimentos sociais, políticas públicas e participação política de crianças e jovens, sexualidades,visões de mundo e perspectivas do futuro.
Ementa: socializar e debater os estudos sobre educação, história, memória, diversidade cultural e identidade dos povos do campo; modo de vida no campo e sua relação com os processos educativos; campo como espaço de luta e resistência; a história de luta por uma educação do campo; as potencialidades culturais do campo e sua articulação com a educação.
PROGRAMAÇÃO :
22 de setembro (quinta-feira)
Manhã:
08:00 Mística
08:20 Acolhida
08:30 Apresentação Cultural
08:45 Mesa de Abertura
09:30 Conferência de abertura: “O Campo como um espaço de vida.”
Conferencista: Maria Nazareth Baudel Wanderley. ( Prof. De Sociologia Rural do IFCH/UNICAMP, colaboradora do PPGS/UFPE)
Tarde:
14:00 Mesa: Educação do Campo e o debate paradigmático sobre o desenvolvimento.
Convidados:
Bernardo Mançano (UNESP);
Edmerson dos Santos Reis (UNEB),
Guiomar Inez Germani (UFBA).
Noite: Livre
23 de setembro (sexta – feira)
Manhã :
08:00 Mística
08:20 Acolhida
08:30 Apresentação cultural
09:00 Mesa: Educação, Memória e Diversidade dos Povos do Campo.
Convidados: Eliane Dayse Pontes Furtado (UFC)
Maria do Socorro Silva (UFCG)
Salomão Mufarrej Hage (UFPA)
Sônia Meire Santos de Azevedo de Jesus (UFS)
Tarde
14:00
Apresentação dos trabalhos nos Grupos de Trabalho
Noite: Forró com a Banda Flor de Barriguda
24 de setembro (sábado)
08:00 Mística
08:20 Acolhida
08:30 Apresentação cultural
09:00 Mesa: Educação do Campo e Movimentos Sociais: relato de experiências dos Movimentos Sociais e Sindicais e ONGs do Campo.
Convidado: Fórum Estadual de Educação do Campo.
Tarde: Avaliação do Evento (Comissão Organizadora)
ATENÇÃO PESSOAL: O ENDEREÇO DE EMAIL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO II SEMINÁRIO Éseminarioeducacaodocampouneb2011@yahoo.com.br
Para inscrição no II Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade, enviar a ficha de inscrição, juntamente com o comprovante do depósito idenficado e o artigo para o email: seminarioeducacaodocampouneb2011@yahoo.com.br
Para inscrição no II Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade, enviar a ficha de inscrição, juntamente com o comprovante do depósito idenficado e o artigo para o email: seminarioeducacaodocampouneb2011@yahoo.com.br
Last changed: Jul 04 2011 at 6:41 PM
Back
Nenhum comentário:
Postar um comentário