domingo, 24 de julho de 2011

DICAS PARA SE DAR BEM NOS ESTUDOS

Época de provas? Veja 10 dicas para se dar bem nos estudos

Existem alguns truques que podem ajudá-lo a estudar e fixar melhor um conteúdo. Fazer exercícios estranhos, ir ao cinema, ler na cozinha... Se você está se preparando para a época de provas na escola, estudando para o vestibular ou até para um concurso, fique de olho nessas dicas:

1. Misture assuntos – Separe livros de matérias diferentes e dê atenção à um assunto de cada. Revezar as matérias é melhor do que ler um livro inteiro de uma vez, pois faz com o que o seu cérebro tenha que voltar à estaca zero, aumentando a sua concentração em cada assunto.

2. Canetas coloridas à mão – Que fazer anotações é útil, você já sabe. Mas é bom também usar cores diferentes nessas anotações. Esse truque estimula mais a atenção do lado direito do cérebro. Um exemplo: use vermelho para anotar informações importantes, azul para definições, verde para fórmulas...

3. Force a memória – O cérebro é como toda parte do corpo: para ficar em cima, precisa de exercícios. Experimente este: quando estiver no ônibus, ou na fila do cinema, tente lembrar de um conteúdo estudado naquele dia. Isso vai fazer com que a informação percorra um caminho diferente, já que lembrar uma ideia é diferente de consultá-la no livro. Assim vai ser mais fácil quando precisar acessá-la novamente.

4. Sono em dia – Não adianta fazer longas sessões de estudo se você fica cabeceando nos livros até cochilar. A sua capacidade de atenção, nesse caso, é mínima. Faça o seguinte: tire uns 45 minutos ou uma hora de sono (com o despertador ligado!) e só depois volte a estudar. Ah! Importante: aquela dica da sua tia-avó sobre colocar o livro embaixo do travesseiro para memorizar não funciona.

5. Ambientes diferentes – Esse truque jedi é do professor Hélcio Gomes, do curso pré-vestibular Miguel Couto. Estude assuntos diferentes em diferentes cômodos da casa. Pode parecer estranho, mas é útil. Sabe quando você esquece do que ia fazer e volta para o lugar onde estava para ver se lembra? É porque a memória consegue associar o ambiente à pensamentos. Quando precisar se lembrar sobre a Guerra de Canudos, ajuda saber que estava na sala quando estudou sobre isso.

6. Divirta-se – Essa é velha, mas ainda tem gente que esquece do lazer. É importante se organizar e ter tempo não só para estudar, mas para a família, amigos e para as atividades que você gosta.

7. Um pouco de cada vez – É muito melhor estudar um capítulo por dia do que ler o livro inteiro no domingo. Cada vez que você retoma um assunto, o cérebro vai fazer uma revisão de tudo o que você já leu antes de começar. Esses segundos de busca vai ajudar a memorizar tudo mais fácil. Quando você fica muito tempo lendo sobre a mesma coisa, acaba entrando no “piloto automático” e não aprende.

8. Deixe o melhor para depois – Comece sempre com o assunto mais difícil, ou aquele que você curte menos. Deixe o mais fácil ou a matéria que você gosta para o final. Isso faz com que o seu estudo fique menos cansativo e evita que você acabe trocando tudo pelo MSN.

9. Conectado – Falando em MSN, quem disse que você precisa ficar longe dos gadgets? Sua mãe? Ah, ok. Vale a pena mostrar esse texto pra ela, então. Nem só de entretenimento vivem os dispositivos móveis. Tem vários recursos e aplicativos disponíveis que vão ajudá-lo a estudar. Dica: se você tem tablet, baixe um aplicativo para ler livros eletrônicos. Muitos são gratuitos.  Você também pode acessar versões digitais de revistas e jornais do mundo todo. A maioria é paga, assim como a versão impressa. A vantagem é que são recheadas de conteúdos extras, como links e vídeos.

10. Rede social também é cultura – Em algumas redes sociais você mesmo pode criar seus aplicativos. Uma boa dica é criar seus próprios quizzes com os assuntos que você estudou. Se você tem orkut, também pode testar seus conhecimentos no game do Futura, o CDF - Clube Desafio Futura (disponível também no site www.cdf.org.br). Lá você disputa uma partida com outros participantes e responde questões de acordo com o tema escolhido. Em abril, o CDF vai dar um Ipad para o melhor do mês no ranking. Entre lá e comece o desafio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário